"Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coraçao."

Henri Cartier-Bresson


Dorothea Lange

Dorothea Lange nasceu em 26 de Maio de 1895, na cidade de Hoboken, New Jersey, nos EUA. Filha de imigrantes alemães. Tinha uma deficiência crônica em uma das pernas devido a uma paralisia infantil. Essa paralisia a deixou mais sensível com o sofrimento alheio, o que foi tema de uma boa parte de seus trabalhos.

 

Foi uma das pioneiras da fotografia mais importantes na historia da fotografia. Ela se notabilizou nos anos 30, fazendo parte da Farm Security Administration. O Trabalho de Dorothea Lange se confundia muito com foto documentarismo.  Uma de suas imagens MÃE MIGRANTE foi um grande ícone da depressão, sempre aparecendo nas listas mais importantes.

O Inicio de sua carreira foi incentivada por Arnold Genthe, que lhe apresentou a primeira câmera fotográfica, depois disso ela se formou em fotografia pela Columbia University. Depois de se formar se mudou para São Francisco e trabalhou como freelance e logo montou seu estúdio. Com adepressão no auge, na quebra das bolsas de valores de Nova York, ela largou o estúdio e foi fotografar as ruas percorrendo  por mais de 20 estados rurais  americanos. Esse trabalho rendeu a ela uma bolsa guggenheim 1941.Documentou os campos de internação para japoneses nos estados unidos  da Segunda Guerra mundial o que causou um redirecionamento na sua carreira , foi forçada a viver nos campos de concentração na Califórnia.

 Depois disso ainda fez parte da equipe da revista Life. Vitima de um câncer, faleceu em 1965, dias antes da retrospectiva de sua obra no museu de Arte Moderna em Nova York.

 * Farm Security Administration = Orgão criado em 1935, pelo presidente americano Franklin Roosevelt, para ajudar a população de áreas rurais que foram afetadas pela Grande Depressão de 1929. A FSA existiu até 1949 e, para documentar a vida das famílias e cidades, teve uma divisão fotográfica onde se formaram alguns profissionais que se tornariam clássicos, como Walker Evans, Carl Mydans, Gordon Parks e a própria Dorothea Lange. O acervo da FSA é considerado um dos mais importantes registros da vida americana do começo do século XX.

Você conhece
este fotografo?

Henri Cartier Bresson

Martin Chambi

Walker Evans

Richard Avedon

Robert Capa